Muitas pessoas não se davam conta de que não tínhamos o controle de tudo…



Vivemos um momento ímpar para todos, e que mexe muito com a saúde psíquica e com as nossas vulnerabilidades. As angústias que já existiam, agora se somam com as deste momento.
Muitas pessoas não se davam conta de que não tínhamos o controle de tudo... e em um momento como este percebem a sua vulnerabilidade e a falta de controle que sempre existiu, mas que ninguém queria ver. Todos estavam muito ocupados com a vida exterior e com tantas demandas. E isso pode permanecer agora, com a negação da situação. Muitos estão fazendo isso.

As ilusões materiais, o domínio e o poder ligado ao dinheiro confundiam tudo e continua a confundir bastante.
Ocorre também os vazios existenciais que sempre estiveram em cada um de nós, mas que se acentuam com todos os acontecimentos.
Mas o que fazíamos com a nossa existência? Qual era o sentido de tudo? Qual era o sentido da sua vida? Penso que essa pergunta é anterior a tudo isso. E que muitos nem se questionavam sobre isso.
Ir vivendo a vida, não significa necessariamente fazer parte da vida, ou ter um sentido maior que traga fundamentos a sua existência e que te faça levantar com algum vigor para ir para as atividades necessárias... E o que é mesmo necessário?!
É necessário ter calma.
Encontrar equilíbrio nisso tudo é o mais fundamental. Cuidar de você antes de qualquer outra pessoa, para conseguir olhar para o outro e contribuir.
Se um dia é mais difícil, tudo bem, pare, se dê um tempo, depois retorna. A saúde mental é uma prioridade neste momento e em todos os outros também.
Acredito que agora todos irão olhar para suas emoções, para a saúde psíquica de uma outra forma. Vão parar de desqualificar, de acreditar que é bobagem o que sentimos, o que temos dentro de nós! Vão ver quanto tudo que está em nosso interior é fundamental, é valoroso, nos compõe, e não há necessidade de se sentir menor por chorar, ou fraco por ficar triste, ou por não saber o que fazer neste momento ou em outro, é natural diante de alguma questão, vir sentimentos, somos HUMANOS, e não é nenhuma vergonha reconhecê-los, nem fraqueza pedir ajuda.
Aproveite a oportunidade deste momento e se compreenda um pouco mais, compreenda melhor os outros.
É profilático retomar a sua essência. Acolha suas emoções.

Patrícia Tavares

Comentários