Você deixa que o seu cão lamba o seu rosto? Veja 3 possíveis consequências para a sua saúde:



Até mesmo nossos melhores amigos muitas vezes podem nos fazer mal, mesmo que sem querer. Estamos falando de nossos queridos amigos cachorros. O engraçado é que eles nem sabem quais danos podem causar; para eles, lamber o seu rosto é um simples processo de carinho. Mas, se você tentar se perguntar se você realmente deveria deixar seu cão fazer isso, a resposta, infelizmente, não é animadora. Vamos dar uma olhada mais de perto nos motivos.
Risco de problemas de saúde
A saliva do cão contém muitos germes e bactérias que podem causar doenças. Tente imaginar o que o seu cachorro pode ter lambido ao longo do dia: chão sujo, genitais, ânus, cocô de cachorro etc. E, embora a maioria dessas coisas não represente uma ameaça para ele mesmo, os germes podem ser transmitidos para você pela boca e causar alguma enfermidade.

Sim, estudos mostram que a saliva do cão é surpreendentemente limpa devido a uma proteína especial que ajuda a neutralizar os germes. No entanto, os humanos não têm um mecanismo defensivo tão forte e podem ser facilmente invadidos por visitantes indesejados.
Dermatologistas afirmam que é pouco provável que a saliva do cão cause algum problema em contato com a pele humana, porque ela não é absorvida dessa forma.
Por outro lado, tudo o que está na saliva do cão pode ser absorvido muito mais facilmente em casos de cortes ou feridas, assim como pelas membranas mucosas do nariz, boca, olhos etc. Embora seja raro adoecer por causa de um simples beijo, pessoas com o sistema imunológico frágil estão mais vulneráveis.
Quais são os piores cenários?
1. Parasitas
Seu animal de estimação pode contrair vermes ao lamber o ânus ou comer fezes de outro animal. Infelizmente, eles costumam fazer esse tipo de coisa. E então seu amigo pode transmitir ancilostomídeos e lombrigas para você. Embora seja raro, esses casos acontecem. Se você tiver erupções cutâneas, falta de apetite, perda de peso inexplicável, dor de estômago e diarreia, fadiga constante e talvez até febre, você pode ter recebido alguns parasitas do seu amigo.
2. Indigestão
Infecção gastrointestinal pode ser considerada uma das coisas mais comuns que você pode vir a ter se deixar o seu cão lamber o seu rosto. Nossos cães adoram farejar com seus narizes, o que significa que eles vão colecionando diferentes tipos de bactéria. Alguns deles podem realmente criar uma bela bagunça no seu estômago. Se você tiver problemas como diarreia, febre, náusea, vômito e fadiga extrema, isso pode ser um sinal de infecção causada por bactérias, tais como: salmonela, E. coli, Cryptosporidium, leptospira, Campylobacter e outras.
3. Alergia
Algumas pessoas podem desenvolver alergias à saliva de seu animal devido a propriedades específicas. Caso o seu cão lamba o seu rosto e sua pele fique avermelhada ou com coceira em alguns minutos, provavelmente é uma reação alérgica, que só poderá ser combatida com o uso de medicamentos.
Em geral, você pode deixar seu cão lambê-lo se tiver certeza de que seu amigo está saudável e que ele não tenha acabado de cheirar o jornal onde faz suas necessidades ou o ânus de outro cachorro. Após ser lambido, é altamente recomendável lavar a pele com sabão.

Via: Fabiosa

Comentários