A diferença entre amar e estar apegado – Por Padre Fábio de Melo



Há uma grande diferença entre amar e estar apegado: o amor nos dá aquele sentimento de liberdade, enquanto o apego nos aprisiona, e pensamos que as pessoas devem agir da forma que queremos. O amor é livre. Quando estou apegado a alguém ou a alguma realidade, eu faço do outro meu escravo.

Se eu uso minha presença e minha autoridade para pôr medo no outro, eu não vivo em liberdade. Há momentos em que precisamos reconhecer que não estamos sendo livres; e se não estamos sendo livres, não fazemos os outros livres também. Por essa razão, precisamos ter a consciência de que forma escravizamos o outro e de que forma somos escravizados para que possamos caminhar no processo de amadurecimento de nossas vidas.
Eu tenho certeza de que você precisa romper com os apegos, pois apegado ninguém vai a lugar nenhum; para ter liberdade você precisa se livrar dos apegos interiores. Quantos casais vivem essa realidade [apego] e não têm coragem de olhar nos olhos um do outro e acertar os pontos para que sejam livres e vivam bem seu relacionamento! Entregue nas mãos do Senhor todas as situações e coisas que o aprisionam.

Padre Fábio de Melo

Comentários