Triste é encontrar o amor da sua vida e ter que deixá-lo.



Ainda que muitos não acreditem, não existe um único amor de nossas vidas. Podemos encontrar o amor várias vezes, e podemos ser igualmente felizes mesmo sem ter um amor ao nosso lado.
Não é fácil encontrar o amor da sua vida, aquela pessoa capaz de preencher nossos vazios e dar luz à nossa existência. Agora, em algumas ocasiões, o tempo traz uma dura realidade: temos de deixar esse amor ir, porque só respiramos infelicidade ao lado dele.
As relações afetivas não são fáceis. Às vezes, o amor não é suficiente e, por isso, acabamos sentindo desde frustração até uma certa falta de esperança na hora de iniciar um novo compromisso.
É preciso ter uma coisa bem clara: o amor da sua vida não está centrado em apenas uma única pessoa. Não há um amor perfeito, nem ideal. As relações são construídas, por isso vale a pena encontrar uma pessoa que realmente saiba disso e mereça estar em sua vida.

O amor da sua vida também pode decepcioná-lo
Quando amamos alguém entregamos tudo a essa pessoa, sem limites. Sabemos que tanto a psicologia emocional quanto os gurus dos relacionamentos como Walter Riso nos lembram de que “não devemos nos apegar a ninguém”, e que “primeiro somos nós e depois nosso parceiro(a)”...
Agora, na vida real, nada disso é tão simples.
- Quando você encontra o amor de sua vida, é capaz de abandonar tudo, de não ver nenhum obstáculo e de priorizar seu ser querido acima de qualquer coisa.
- Amar também é se arriscar e, por isso, é normal que nos vejamos capazes de fazer renúncias e grandes proezas para alcançar essa suposta felicidade ao lado da pessoa que acreditamos ser a ideal.
- Toda relação precisa de compromisso, paixão e vontade, mas quando sentimos que encontramos a pessoa adequada, estas dimensões adquirem uma intensidade muito maior.
O principal problema de encontrar o amor da sua vida é que você acaba por construir muitos sonhos, desejos e projetos. São aspectos que podem cair por terra pouco a pouco, caso você se dê conta de que a relação é insustentável e dolorosa.
Algo que você pode concluir é que o amor é cego e que nos fixamos muitas vezes nas pessoas erradas. Não é o amor que é cego, mas sim os sonhos que construímos com essa pessoa.
O que você deve saber sobre o amor da sua vida
O amor da sua vida é uma pessoa imperfeita, assim como você
A primeira coisa que vale a pena lembrar é que é preciso ir com cuidado em relação às altas expectativas. Não idealize, não projete aspectos que não são reais na outra pessoa. Este é um erro no qual muitas pessoas caem e que vale a pena considerar.
- Conheça e observe a pessoa pela qual se apaixonou ‘sem anestesia’ e com total realidade. Ninguém é perfeito, assim como nós não somos. Trata-se de aceitar defeitos, manias e costumes sabendo encaixá-los com os nossos para conseguir conviver.
A pessoa ideal pode aparecer várias vezes
É comum que caiamos na ideia de que ‘existiu alguém perfeito’, alguém que deixamos para trás e que colocamos em um pedestal, alguém a quem ninguém se iguala. Não faça isso.
- O amor perfeito pode chegar não uma, mas sim várias vezes. Não se empenhe nos contos carregados de romantismo que nos impedem de ver a realidade das coisas, ou você sofrerá inutilmente.
- Permita-se ser feliz quantas vezes forem necessárias. Porém, considere que também é possível ser feliz sozinho. O importante é não ter a necessidade de procurar alguém perfeito.
Basta ser uma boa pessoa e saber conhecer todas as suas grandezas, aceitando também os seus defeitos.
Como saber se alguém é a pessoa ‘certa’
Refletiremos agora sobre as questões que podem dar uma pista a respeito de termos encontrado ou não a felicidade junto a uma pessoa:
- Você pode ser você mesmo em cada momento do dia.
- Você se sente livre ao mesmo tempo em que se sente feliz por ter este compromisso.
- Já não pensa no passado. Não lamenta nada do que viveu e aceita tudo o que experimentou porque lhe permitiu chegar aonde está: com a pessoa amada.
- É a sua prioridade, mas, ao mesmo tempo, essa pessoa lhe permite crescer e ter seu próprio espaço.
- A pessoa está presente quando você precisa dela.
- Sabe formar uma equipe, constrói com você e não destrói.
- Sabe cuidar da relação através dos pequenos detalhes.
- Você sorri com ela, aproveita, e enxerga que há cumplicidade.
- Os dias ruins melhoram com o seu apoio.
- Você pensa em como será seu futuro com essa pessoa e se sente feliz.
- Sente que é um amor maduro, onde não existe ciúmes porque existe compreensão e confiança.
- Você se sente bem com você mesmo quando está com essa pessoa e, apesar dos momentos complicados, percebe que tudo pode ser superado.