Quando um “Sinto muito” não é suficiente… como se desculpar efetivamente:



As pessoas cometem erros o tempo todo. Não apenas as pessoas más ou fracas. Todas as pessoas. Nossos erros são o que nos tornam humanos.
E mesmo quando nós não pensamos que nós cometemos um erro, os outros, muitas vezes, vão encontrar erros em nossos caminhos.
Aqui está a verdadeira questão: se nós fizemos algo que ofende outra pessoa, se sentimos ou não a culpa, devemos pedir desculpas?
Muitas vezes, o impacto de nossa ação não é o que pretendíamos. Mas é o seguinte: o impacto importa muito mais do que a intenção.
Nossa felicidade é melhor prevista pela amplitude e profundidade de nossas relações com os amigos, família, parceiros, cônjuges, vizinhos, colegas.
Nós não consertamos uma fissura em nossos relacionamentos apenas ignorando-a. Você pode varrer a sujeira para debaixo do tapete, mas ela ainda estará lá. E não adianta tentarmos consertar as coisas culpando outra pessoa, ou defendendo nossas ações. Iniciamos o perdão com o pedido de desculpas.
Mas todas as desculpas não são para ser iguais, é claro. Uma boa desculpa é uma arte.
Então, como se faz um bom pedido de desculpas?
Depois de estudar essa questão extensivamente, temos boas ideias para o seguinte método de três passos para fazer um bom pedido de desculpas:

1º Passo: diga à pessoa o que você sente
Normalmente, começamos dizendo “desculpe-me” para expressar remorso. É mais eficaz quando expressamos nossos sentimentos de arrependimento. Por exemplo: “eu sinto muito e estou triste em ouvir que minha falta de comunicação deixou você tão irritado e ressentido”.
Apenas compartilhe os sentimentos de arrependimento. Não é construtivo sucumbir a sentimentos de ressentimento ou de defesa, como, “desculpe se você está sendo tão chateado com isso, supere”.
2º Passo: admitir o seu erro e o impacto negativo
Esta é a parte mais difícil, porque requer a admissão de responsabilidade por nossas ações ou comportamentos. Isso pode parecer impossível se nós realmente não acharmos que fizemos algo errado, ou se as nossas intenções foram boas.
Pergunte a si mesmo: Como a outra pessoa está se sentindo? O que eu fiz que causou essa sensação? Eu poderia ter feito algo diferente?
Então, reconheça essas coisas. Tenha empatia com a pessoa ofendida, a parte mais importante é que você demonstre que está tentando entender como eles se sentem. (Não se desculpe até que você realmente entenda como eles estão se sentindo; se você não pode colocar-se em seu lugar, seu pedido de desculpas vai soar falso.)
3º Passo: fazer a coisa certa
Boas desculpas incluem uma reparação, seja real ou simbólica. Talvez você crie uma oportunidade para recuperar sua credibilidade. Ou talvez você admita o seu erro com os outros, também, como parte da reparação. Em muitos relacionamentos, um abraço é uma grande técnica.
Se você não tem certeza de como fazer isso direito, basta perguntar: “há alguma coisa que eu possa fazer para compensar isso?”.
Saber se desculpar é uma habilidade de vida que queremos que nossos filhos pratiquem e dominem. E é uma que nós sempre podemos trabalhar em nós mesmos.

Via: O Segredo