Os perigos dos relacionamentos virtuais para os quais devemos nos atentar.



Os relacionamentos virtuais são uma ótima forma de conhecer novas pessoas. São ideais para pessoas tímidas que sentem dificuldade em falar abertamente e para pessoas que procuram alguém diferente do que encontram na sua cidade.
No entanto, qualquer tipo de relacionamento tem as suas desvantagens, seja real ou virtual.
Por isso, preparamos um artigo para te mostrar os verdadeiros perigos dos relacionamentos virtuais:
O perigo da confiança nos relacionamentos virtuais
Uma das grandes vantagens dos relacionamentos virtuais é a possibilidade que temos de falar abertamente com outras pessoas. Atrás de um computador é fácil contar os nossos segredos mais íntimos e exprimir os nossos maiores desejos. Queremos tanto namorar pela internet que acabamos por confiar cegamente na outra pessoa. Uma semana num relacionamento online equivale facilmente a um mês de um relacionamento real.
Enquanto que na vida real somos cautelosos e não compartilhamos os nossos sentimentos rapidamente, no mundo online baixamos a guarda e contamos toda a nossa vida facilmente.

Se esta confiança é uma vantagem, pode também ser um perigo dos relacionamentos virtuais. Como em qualquer lado, na internet também existem pessoas com más intenções, que se podem aproveitar desta confiança para baixar a nossa guarda. Quando nos encontramos com alguém no mundo real que conhecemos na internet já temos um grande nível de confiança, o que poderá dar origem a erros. Quando conhecemos alguém pela primeira vez no mundo real, somos mais cautelosos e desconfiados.
Esta confiança nos relacionamentos virtuais é uma vantagem quando ambas as pessoas têm boas intenções, mas pode ser um perigo se uma das pessoas se estiver a tentar aproveitar.
Como conseguir ter relacionamentos seguros através da internet?
Como já dissemos, todos os tipos de relacionamentos têm os seus perigos e torna-se necessário saber como se precaver deles.
Nos relacionamentos virtuais o maior perigo é o fato de confiarmos cegamente numa pessoa que nunca vimos. Nos baseamos nas conversas das pessoas, nas suas palavras e criamos uma imagem da pessoa que queríamos que fosse, no entanto, essa imagem por nós idealizada pode não corresponder à realidade.
No entanto, é possível ter relacionamentos virtuais sem correr riscos, bastando para isso manter uma mente lúcida e imparcial, o que nem sempre é fácil quando estamos apaixonados.
Temos algumas dicas para conseguir analisar as situações de forma mais segura.
Seja cuidadoso – Não conte segredos seus que não sejam necessários. Ninguém precisa saber onde você mora, onde trabalha, quais são os seus horários, etc. Não compartilhe dados que não sejam indispensáveis.
Esteja atento e faça perguntas – Infelizmente existem pessoas com más intenções e é o seu dever precaver-se. Esteja atento a tudo o que lhe contam e procure por inconsistências, faça perguntas que já fez anteriormente e verifique se as respostas são as mesmas.
Em caso de dúvida, afaste-se – Existem imensas pessoas na internet! Se aquela com quem está a comunicar lhe suscita algumas dúvidas, afaste-se de imediato. Não vale a pena perder tempo com que não lhe transmite confiança.
Procure marcar um encontro real o quanto antes – Tente sempre marcar um encontro real antes de se deixar apaixonar! Desta forma é mais simples estar atento e reparar nas más intenções.