O tempo não apaga: coloca cada um em seu lugar.



Somente com tempo obtemos os frutos daquilo que semeamos. Mesmo que a vida não seja sempre justa, não hesite em fazer sempre o que seu coração diz.
O tempo tem dedos mestres, implacáveis e poderosos. Mas veja bem, longe de nos vermos como simples marionetes de seus movimentos, temos que ter isso bem claro na mente: somos agentes muito ativos.
Existem aqueles que vivem com a ideia de que “o passado, passado é”; de que não importa o que foi feito ontem, pois cada dia é uma nova oportunidade para mudar, para criar novas realidades deixando para trás o que foi feito.
Mesmo que esta ideia seja muito positiva para nosso crescimento pessoal, existe algo que não podemos nos esquecer: somos o resultado de tudo o que foi feito, de tudo o que foi dito, visto e realizado, tanto por nós como pelos demais.
O passado fica diluído em nosso presente e forma parte do que somos. O tempo nos modela e nos localiza em nosso presente e isso é algo que devemos estar conscientes.
Propomos você a refletir sobre isso.

O tempo “quase sempre” coloca cada um onde merece estar
Esta frase pode parecer cortante: o tempo situa cada um no lugar que merece. É possível que o entendamos como algo injusto.
Se hoje sou uma boa pessoa, por que agora me sinto tão infeliz? Bem, ante esta pergunta, a resposta é simples: sua infelicidade pertence ao momento presente e não tem nada a ver com o tempo passado.
Temos que agir, lutar pelo bem-estar presente.
A seguir propomos alguns simples exemplos para compreender um pouco melhor:
- As pessoas que trataram com desprezo ou egoísmo àqueles que as rodeiam, hoje podem experimentar rejeição ou falta de confiança por parte de seus familiares.
- Aquelas pessoas que nunca se atreveram a sair de suas zonas de conforto, no presente se sentem frustradas, com a sensação de que suas vidas não são como sonhavam que seria.
- Quem planta rancor, colhe solidão.
Como podemos ver, estes pequenos exemplos mostram uma ideia central: com o tempo obtemos os frutos que nós mesmos plantamos.
Somos todos visão, todos sentidos, mas podemos mudar
As pessoas podem mudar? A personalidade é uma entidade muito complexa. Nela se entrelaçam a genética, o ambiente onde crescemos e nossas experiências.
- Nós não podemos mudar de um dia para o outro. O que fazemos é amadurecer. Também tomamos consciência de aspectos que não nos agradam para então melhorar.
- Nós não mudamos de personalidade, o que fazemos é mudar nossa atitude. Melhoramos sempre e quando nos damos conta de que precisamos.
Somos tudo o que foi visto e experimentado no passado, mas somos também agentes ativos de nossas realidades. Logo é bom saber que se existe vontade, uma pessoa poderá realizar a mudança.
Quando o tempo não é justo com nós
Ser uma boa pessoa não irá nos garantir uma vida maravilhosa. Tampouco determinará que somente coisas boas irão acontecer conosco.
Mesmo que falemos da ideia de que “o tempo coloca cada um no lugar que merece”, também falamos de compreender que a vida nem sempre entende de equidade.
- Se eu demonstro respeito e amor contínuo ao meu parceiro, ele gostará de mim para sempre (isso nem sempre se cumpre).
- Como eu sempre agi de forma humilde no meu trabalho, me responderão do mesmo modo (esta ideia tampouco se cumpre sempre).
- Em vista de ter educado meu filho com muito amor e provendo-lhe tudo, ele me responderá sempre da mesma forma (muitos pais sabem que isso nem sempre acontece).
Pode parecer injusto, mas na verdade a balança da vida nem sempre entende de equidade. O que damos nem sempre será o que receberemos. Ser uma boa pessoa não garante a felicidade.
O tempo, em certos casos, não nos trata como deveria.
Então... O que podemos fazer nestas situações?
Como agir ante as injustiças cotidianas
Não aja com passividade ante as injustiças. Se em seu presente alguém o trata de forma inadequada, não a personifique, não aja como vítima. Reaja.
- Se você pensa que o tempo não está tratando você como merece, crie a realidade que deseja. Nós não somos marionetes do destino: somos guerreiros que, dia a dia, devemos enfrentar todo tipo de problemas.
- Entenda que ser bom de coração o faz, às vezes, mais sensível. Você se preocupa pelos demais, tem maior empatia e abertura emocional. Tudo isso fará com que os demais, em certas ocasiões o busquem sob a máscara do egoísmo.
- Seja valente, nunca desista de ser uma boa pessoa. Se você sempre planta seu presente com bons atos, não deixe que o tempo mude você somente pelo que os outros façam ou deixam de fazer.
Siga suas essências, seja uma pessoa digna, capaz de se fazer feliz e de oferecer felicidade.