Seis
coisas negativas que os pais devem parar de dizer – e suas alternativas
positivas.
Como
pais, nossas palavras muitas vezes vão além do que pretendemos que elas
signifiquem. A criança, com sua perspectiva e abordagem diferentes, não ouve as
coisas da mesma maneira, e essas palavras são muitas vezes fatores de estresse
para ela.
“Em vez de criar um jogo de poder
e castigo, com uma aparência de autoridade, é melhor ouvir a criança”, aconselha a psicoterapeuta
Isabelle Filliozat, autora de ‘Understanding Children’s Emotions’ (Entendendo o
Coração das Crianças). O diálogo é um excelente ponto de partida para resolver
uma situação complicada. Temos de encontrar as palavras certas para abrir uma
discussão e deixar a criança expressar o que sente, e então guiá-la para a
solução certa, em vez de humilhá-la em submissão.
Aqui
estão 6 exemplos de frases negativas e suas alternativas positivas, de acordo
com Isabelle Filliozat.
1.
A frase negativa: “Você é insuportável/impossível!”
Esta
frase vem de um pai e mãe esgotados. O estresse os levam a atacar a criança.
Estas são palavras extremamente violentas e perversas. A criança pode congelar,
murchar e ficar em silêncio. Mas muito rapidamente, seu corpo se solta e a
criança se torna agressiva. Ela vai ao ataque, não contra os seus pais, mas
contra um dos seus irmãos ou irmãs, por exemplo. Sua agressão é uma reação de
estresse extremo, um comportamento de transbordamento.
A
alternativa positiva: “Eu entendo que não
saímos o suficiente hoje e que você não tem outra solução a não ser pular no
sofá!”
2.
A frase negativa: “Vá para o seu quarto!”
Esta
é uma exclusão muito difícil para as crianças entenderem. Esta frase é
duplamente negativa: significa “não quero
vê-lo aqui” e “não quero vê-lo quando
você está se comportando mal”. Exatamente quando a criança mais precisa de
seus pais, eles estão dizendo para se afastar e se isolar. As áreas de estresse
do cérebro são ativadas. Quanto menor a criança, mais ela precisa de seu pai e
sua mãe para ajudá-la a regular suas emoções. Antes dos 13 ou 14 anos de idade,
ela não é capaz de controlar suas emoções. Parte do processo de aprendizagem
envolve colocar palavras em sentimentos. Se dissermos a uma criança, “vejo lágrimas nos seus olhos”, nós a
ajudamos a identificar e regular suas emoções.
A
alternativa positiva: “Venha aqui, vamos
conversar e nos abraçar”.
3.
A frase negativa: “Você não presta
atenção em mim. Você acabou de fazer exatamente o que eu disse para não fazer!”
O
cérebro de uma criança muda com sua idade. Uma criança que tem de 2 a 3 anos de
idade não ouve o negativo. Quando lhe dizem, por exemplo, “Não entre na casa com as botas cheias de lama!”, ela ouve, “Entre na casa com as botas cheias de lama!”.
Ela olha para os pais para ter certeza de que está respondendo ao pedido.
A
partir do momento em que algo é proibido, há o risco de a criança querer
fazê-lo novamente. Pode parecer que, repreendendo, o adulto recupera o
controle. Ele congela a criança com um sentimento de medo e vergonha. Mas...
ele não educou a criança porque a relação causal não é definida. A criança fará
a coisa proibida outra vez até que o pai controle outra vez a situação com medo
e vergonha.
A
alternativa positiva: “O que está
acontecendo? Diga-me como você se sente”.
4.
A frase negativa: “Pare de me pedir
isso!”
Quando
uma criança parece estar chorando por algo, temos que olhar para o que ela
quer, para a verdadeira necessidade. A criança está expressando algo. Se ela
está implorando para assistir desenhos animados, por exemplo, isso não é o que
ela quer mais profundamente. Ela está realmente pedindo afeto, um abraço, para
responder ao estresse que sente, para acalmar seu cérebro. Dependendo da
situação e do caráter da criança, a resposta pode ser oferecer um momento de
descanso ou uma brincadeira do lado de fora.
A
alternativa positiva: “Você gostaria de
dar um passeio?” ou “E se fizéssemos
um desenho ou jogássemos algum jogo?”
5.
A frase negativa: “Sente-se!”
Esta
é uma das frases mais tóxicas que se pode dizer a uma criança. Forçá-la a
sentar colocando-a em uma posição de máximo estresse. Não é natural para ela.
Pelo contrário, a criança precisa correr ou escalar árvores para seu bem-estar,
mas também para ajudá-la a se concentrar na sala de aula, por exemplo. Ser
ativo ajuda sua atenção.
Quanto
mais ela for forçada a fazer sua lição de casa, mais ela ficará estressada com
dificuldades. Todo mundo tem suas próprias preferências. Algumas crianças podem
se levantar para fazer sua lição de casa, então uma mesa alta pode servi-las.
Por outro lado, estar constantemente assentado danifica os músculos das costas
e do períneo. A criança precisa usar seus músculos para desenvolver seu corpo e
minimizar o estresse. O resultado é uma melhor saúde do cérebro e uma regulação
emocional.
A
alternativa positiva: “Em que posição
você quer ficar?”
6.
A frase negativa: “Você me esgota!”
Esta
frase muito comum é uma forma de fazer a criança ter a responsabilidade pelo
estado emocional de seus pais. É um grande fator de estresse para a criança. Ao
invés de fazê-la carregar este fardo, os pais podem mostrar o seu humor de
forma ilustrada, com um ímã na geladeira, por exemplo: um sol para os dias em
que tudo está bem, uma pequena nuvem para os momentos em que você se sente um
pouco pior, e uma nuvem com trovão em dias difíceis. A criança é naturalmente
simpática, então ela vai entender os sentimentos de seus pais e agir
adequadamente.
A
alternativa positiva: “Estou cansada e
preciso de um abraço”.
Via: Aleteia