“Em paz me deito e logo pego no sono porque o Senhor me faz repousar seguro.”



Os Salmos oferecem ao leitor oportunidades múltiplas de reflexão e trazem conforto. Lidos ou cantados, lidos silenciosamente ou em voz alta; quando em seu próprio quarto, ou celebrando em sua comunidade – neles o leitor atento encontrará conforto e ânimo.
A angústia está na raiz do canto de David. Como todo ‘angustiado’, o salmista apela ao Senhor quase de forma imperativa: “Quando vos invoco, ouvi-me!” (ou: “Respondei-me!”). Essa é a atitude típica do angustiado. Há quem compreenda a angústia como o rumor da culpa, o peso quase insuportável do pecador que se arrasta até que tenta ‘conciliar o sono’.
A expressão tem sentido para o angustiado que não consegue frear aos pensamentos repetitivos. Os terapeutas dizem que é sobre esse tópico que muito eficazmente agem os medicamentos modernos e que isso independe da leitura – mística ou não; na dúvida, uso conciliar o sono, e obter a paz interior para conseguir repousar com a ajuda imprescindível dos Salmos, especialmente deste.

E se a leitura deste canto não for enviesada, como o fiz agora, ler e meditar sobre estes nove versículos nos levam a pensar em outro tema ‘moderninho’ para muitos leitores e tão antigo como a história da humanidade. Falo da felicidade.
O sono do último verso é decorrência da Felicidade que o Senhor (de David e Nosso Senhor) é capaz de operar no coração do poeta-salmista quando resume:
“Puseste em meu coração mais alegria/ do que quando abundam o trigo e o vinho”. A felicidade decorrente dessa Alegria é diferente da alegria coletiva e da embriaguez. A alegria faz do que submete ao ‘tremer, mas sem pecar’, um ser em repouso que quando está no leito, cala-se, oferece ao Senhor o sacrifício da sinceridade e se põe em estado de espera. “Esperai no Senhor”, diz David; pois não é das posses – do ‘ter’, senão que da atitude de ser; do ser que espera em Deus que vem a paz do repouso e do sono reparador.
Por tudo isso, o Salmo continua a ser minha favorita ‘Oração Noturna’.
SALMO 4
1. Ao mestre do canto. Com instrumentos de corda. Salmo de Davi.
2. Quando vos invoco, respondei-me, ó Deus de minha justiça, vós que na hora da angústia me reconfortastes. Tende piedade de mim e ouvi minha oração.
3. Ó poderosos, até quando tereis o coração endurecido, no amor das vaidades e na busca da mentira?
4. O Senhor escolheu como eleito uma pessoa admirável, o Senhor me ouviu quando o invoquei.
5. Tremei, mas sem pecar; refleti em vossos corações, quando estiverdes em vossos leitos, e calai.
6. Oferecei vossos sacrifícios com sinceridade e esperai no Senhor.
7. Dizem muitos: Quem nos fará ver a felicidade? Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz de vossa face.
8. Pusestes em meu coração mais alegria do que quando abundam o trigo e o vinho.
9. Apenas me deito, logo adormeço em paz, porque a segurança de meu repouso vem de vós só, Senhor.