Você pode estar destruindo a autoestima de seus filhos com estas 3 coisas:



Como pais, todos queremos que nossos filhos se desenvolvam plenamente e sejam capazes de enfrentar qualquer situação na vida. Mas, existem ocasiões que, sem nos darmos conta, fazemos exatamente o oposto e nem sempre somente com nossas ações, mas também com as palavras. Conheça quais são as 3 ações mais comuns que prejudicam gravemente a autoestima das crianças:
1. Fazer as coisas por eles
Quando você faz o que a eles lhes corresponde, pode pensar que está os ajudando, mas não é bem assim. Assim, você vai fazer com que eles pensem que não possuem responsabilidades e que ao final você sempre vai acabar resolvendo tudo.
Consequências
Além de torná-los dependentes, você estará negando a oportunidade de aprendizado de habilidades e aptidões que serão úteis no futuro. Somado a isso, eles sentirão que não são capazes de fazer as coisas por si mesmos e esperarão que você irá resolver qualquer problema.
Como solucionar
Permita que seus filhos façam as coisas sozinhos, deste modo eles se sentirão capazes e bem consigo mesmos, ao mesmo tempo que sua autoestima se eleva.

2. Dizer-lhes que algo é “muito fácil”
Se seus filhos estão tendo dificuldade para fazer algo que parece fácil para você, não é prudente dizer isso a eles.
Consequências
Você pode pensar que é uma forma de alertá-los, dizendo “é muito fácil, você consegue”, mas na verdade você vai fazê-los pensar que existe algo de errado com eles por não achar tão fácil assim. Dessa forma, eles se sentirão desanimados e sequer vão continuar tentando.
Como solucionar
Ao invés de repetir o quão fácil é, tente dizer: “mesmo que pareça difícil, se você tentar pode conseguir”. Assim você estará ensinando que com perseverança e esforço, até as coisas complicadas podem ser realizadas. Sem dúvida a autoestima ficará fortalecida e eles ficarão mais motivados.
3. Não deixar que eles cometam erros
Isso é um fato, os erros fazem parte do aprendizado. Repreender seus filhos por cometer erros fará com que eles pensem que não têm a habilidade suficiente para realizar qualquer coisa.
Consequências
Se você superprotege seus filhos e não permite que eles cometam erros, você os fará dependentes e passarão o resto da vida pensando que cometer erros é ruim.
Como solucionar
Ensine seus filhos a aprender com os próprios erros, a serem responsáveis, e você estará realmente ensinando que errar é parte do aprendizado da vida.