Por que pessoas mais inteligentes têm dificuldade para encontrar o amor?



Durante uma conversa no outro dia, um amigo mencionou que ele era solteiro porque era inteligente demais. Não tive a coragem de lhe dizer que, provavelmente, tinha mais a ver com o fato dele se parecer com o fruto do amor secreto de Rick Moranis e uma criatura da floresta.
Infelizmente, sendo solteiro também, perguntei a mim mesmo: “ser inteligente dificulta encontrar o amor?”
No fim, acho que realmente é isso. Não estou dizendo que se você está apaixonado, você é estúpido. Não estou mesmo, então, sejamos claros: estou dizendo que pessoas altamente inteligentes têm mais dificuldade em se apaixonar, e aqui está o porquê:
pessoas inteligentes são mais analíticas quando se trata de amor.

Pessoas geniais tendem a ter melhor visão sistêmica. Uma visão ampla e também de si mesmo, basicamente é apenas a capacidade de analisar uma situação, lembrar-se de experiências passadas que sejam relevantes e fazer uma avaliação minuciosa das futuras possibilidades do momento.
Aplicando essa mentalidade a um relacionamento, temos situações onde as pessoas mais inteligentes são mais rápidas e propensas a sair de um relacionamento, ao primeiro sinal de problemas. Se a experiência é o melhor professor, então, as pessoas mais inteligentes contarão com a experiência para guiá-las.
Baseando-se na experiência para navegar em um relacionamento pode ser complicado, no entanto. Todo relacionamento possui situações semelhantes. O que arruinou um relacionamento, não necessariamente irá estragar outro, mas para as pessoas que dependem fortemente de suas experiências, podem, muitas vezes, ir embora prematuramente, aos primeiros sinais de problemas.
Pessoas inteligentes são mais reservadas
Outro efeito colateral de confiar na experiência, quando se trata de amor, é que essas pessoas tendem a ser bem mais reservadas. Elas têm mais dificuldade em se abrir porque seu cérebro analítico nunca para de refletir situações onde se abriu para alguém e, no fim, machucou-se no processo. Por essa razão, os outros definem que são pessoas frias e distantes, duas características que ninguém quer em um parceiro.
Pessoas inteligentes costumam ser solteiras por opção
Indivíduos altamente inteligentes pensam analiticamente, mesmo quando se trata de coisas tais como relacionamentos. Portanto, pessoas inteligentes percebem que ficar sozinhas é melhor do que estar com a pessoa errada. É uma decisão pensada e racional.
Então, em essência, a maioria dotada de uma inteligência privilegiada, está solteira porque quer. É uma decisão racional – não uma circunstância.

Via: O Segredo