Pediatra faz apelo aos pais após perder seu bebê por um erro comum.



O pediatra Sam Hanke faz um alerta aos pais em uma palestra no Encontro Anual da Academia Americana de Pediatria.
Sam perdeu seu bebê recém-nascido, Charlie, ao colocá-lo para dormir. Sam adormeceu com o filho no colo enquanto estava sentado no sofá. E o pequeno morreu de morte súbita.
Após esta perda, o pediatra e sua esposa, Maura, decidiram se dedicar a informar os pais sobre como prevenir a morte em bebês.
Veja abaixo, a emocionante mensagem que Sam fez à todos os pais presentes, no Encontro Anual da Academia Americana de Pediatria:

“A noite em que perdemos o Charlie não foi tão diferente das outras. A única diferença foi que minha esposa estava exausta, então eu fiquei cuidando do Charlie para que ela conseguisse dormir um pouco. Eu me sentei no sofá com o Charlie na minha barriga para assistirmos TV e eu acabei dormindo. Quando eu acordei, Charlie havia partido. Como pai e pediatra eu quero que os pais saibam que seus filhos estão mais seguros quando seguimos as regras de sono indicadas pela Academia Americana de Pediatria. Eu sei que seguir essas regras é difícil, mas nós temos que entender que proporcionar um sono seguro ao bebê não é algo negociável. Estou aqui para provar que a morte súbita pode acontecer com qualquer um, até com um pediatra, por isso é preciso ficar atento sempre. Passar essa mensagem se tornou a minha missão de vida”, disse o pediatra Sam Hanke.
Confira os principais cuidados ao colocar o bebê para dormir:
Orientações da Academia Americana de Pediatria ao colocar o bebê para dormir:
- Coloque o bebê para dormir com a barriga para cima;
- Coloque o bebê para dormir em um colchão firme;
- Coloque o bebê para dormir no berço ou naquele “meio berço” que é ligado à cama dos pais;
- Evite objetos no berço como travesseiros, brinquedos, protetor de berço, entre outros;
- Deixe seu bebê dormir no quarto dos pais até um ano de vida ou no mínimo até os seis meses. O bebê deve dormir em um berço ao lado da cama dos pais ou no ‘meio berço’ ligado à cama dos pais.
- Evite expor o bebê à fumaça, álcool ou drogas ilícitas e se seu bebê for dormir na sua cama, é essencial que nenhum dos pais seja fumante ou faça uso de drogas;
- O cobertor não deve ser usado, caso seu bebê sinta frio, coloque mais uma camada de roupa;
- Os pais não devem dormir com o bebê no sofá.
A Academia Americana de Pediatria não orienta que o bebê durma na cama dos pais, apenas no ‘meio berço’ ligado à cama do casal.