Moça, seu amor atual não tem culpa do que os anteriores fizeram.



A história tem um roteiro pronto: você conhece uma pessoa incrível, se apaixona e começam a namorar. Depois de um tempo começa a projetar no outro as decepções de relacionamentos anteriores e a culpá-lo por coisas que ele não fez. Pronto. O relacionamento começa a caminhar para o fim e, quando acaba, você se questiona por que não deu certo.

Familiar, não? As pessoas precisam entender que ao começar uma nova história é necessário deixar o passado para trás. Nietzche dizia que “não poderia haver felicidade, jovialidade, esperança, orgulho, presente, sem o esquecimento”. Diante de uma decepção amorosa, é normal que se cultive a dor por um tempo e que se continue a evitar novas histórias. Até aí, tudo bem. O problema está no fato de assimilarem o término com o fim de todas as outras coisas: fim dos sonhos, das expectativas, do casamento feliz. E o drama acaba sendo maior que a relação.
Quando as histórias se repetem, é necessário fazer uma autoavaliação e analisar se somos vítimas ou opressores na relação. Por mais doloroso que seja abrir mão do passado e deixar toda aquela ideia de ‘poderia ter dado certo’, é preciso transformar a vida de novo e recomeçar, como dizia Shakespeare: “lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente”. Passado não é corrigido, não é mutável e não é importante. Então, deixe-o lá e encontre um novo presente.
Moça, tem tanta gente bacana nessa vida, tanta coisa nova para acontecer e você carregando bagagens pesadas do passado. Pare de esperar o momento perfeito ou a pessoa que trará cura ao seu coração. Isso não existe! O que existe são pessoas dispostas a fazerem dar certo. Acredite quando ele disser que você é importante, quando ele disser que é fiel e quando ele disser o quão linda você é. Seja grata pelas flores, pelas vezes que ele te buscou no trabalho e pelas vezes em que te levou para jantar. Amor é rotina, convívio, companheirismo.
Seja leve. Ninguém é igual a ninguém. Não há uma receita para o amor dar certo, mas há pessoas dispostas a fazer dar. Por isso, ame. Ame muito. Ame sem posse, sem neuras, sem ciúmes. Ame como se essa fosse sua primeira vez. Até, porque, toda chance é uma oportunidade única mesmo...