3 dicas para terminar um relacionamento com dignidade.



Relacionamentos longos e casamentos terminam por muitas razões e, raramente, sem motivo. Se as razões não são claras e compreendidas por ambas as partes, no entanto (incluindo a escolha de terminar), rancores e culpa irão destruir boas lembranças. O rompimento ruim pode acabar como uma bagagem que afetará relacionamentos futuros.
Relacionamentos trazem alegria e tristeza, prazer e sofrimento. Mas o que você lembra sobre um relacionamento muitas vezes depende de como ele termina. Se você está pensando em deixar um relacionamento longo, existem maneiras de fazê-lo que podem limitar os danos colaterais. Além de escrever a partir de minha própria experiência (rompimentos pessoais), eu pesquisei ideias de vários outros artigos escritos por psicólogos sobre o tema da construção e término de relacionamentos para que sejam feitos de forma saudáveis e separei essas três dicas:

1. Esteja certo de que quer terminar o relacionamento
Não ameace deixar seu parceiro porque ele mudou. Certifique-se de que realmente há uma falta de amor, respeito ou felicidade e que não pode ser revivido. Se ainda há esperança, procure aconselhamento para determinar se há uma maneira de salvar o relacionamento. É melhor se sentir certa, em vez de raiva, quando fizer a escolha de dizer adeus.
O que nós gostamos, esperamos e deixamos para trás mudam completamente as nossas vidas. Isso pode criar confusão, decepção e ressentimento quando os parceiros crescem separados. Fale sobre essas mudanças com o seu parceiro. Mesmo se você tiver problemas para expressar o que você sente, o processo de tentar compartilhar seus pensamentos é vital.
Liste todos os momentos satisfatórios e faça conversas frequentes e honestas porque será crucial para seu sucesso. Sabemos que a partilha de sentimentos negativos pode ser arriscado. Seu parceiro pode ficar na defensiva. É por isso que pode ser sábio recorrer a um conselheiro de casais ou terapeuta para ajudar a facilitar a conversa.
2. Não mate o relacionamento antes de terminá-lo
Acusações, críticas, denúncias, protestos e segredos podem causar o fim que deseja, mas o processo será desnecessariamente doloroso. Não encontre falhas em seu parceiro, em um esforço para cobrir a sua culpa por querer terminar. Assuma a responsabilidade por sua escolha. Identifique o que você quer de um parceiro e de sua vida. Se você tem certeza que você não pode encontrá-lo em seu relacionamento atual, defina uma data para terminar.
Muitos relacionamentos duram anos após a energia ser drenada. Após essa erosão lenta, algo acontece e um parceiro “acorda” para o quão infeliz ele ou ela se sente. Geralmente, é possível traçar um caminho de reclamações, desrespeito e negligência que conduzem a esta revelação. Tente reconhecer estes sinais e fale sobre eles antes de a relação ser morta. Uma vez que o respeito se perca, não é provável que o relacionamento possa ser renovado.
3. Se você tiver que ir embora, comece com o perdão
Perdoe o seu parceiro, pois é humano. Perdoe-se por escolher terminar. Se você fizer isso, você ainda pode não ser capaz de fazer um término tranquilo, mas será menos propenso a causar danos quando estiver partindo.
Não fuja, a menos que você tema uma explosão violenta. Escolha um lugar privado para compartilhar sua decisão com seu parceiro. Então prepare-se para manter a calma, se a resposta é raiva ou comportamento manipulativo.
Felizmente, você teve algumas conversas, ou mesmo se reuniu com um terapeuta, antes de chegar a este ponto, para que o seu parceiro não se sinta chocado. Mas ainda pode haver uma reação emocional. Não tente acalmar o seu parceiro. Seja honesto. Responda às perguntas com bondade. Desculpe-se pela dor que sentem, mas não pela sua decisão. Em seguida, pergunte quando vocês podem conversar sobre a divisão de propriedades e despesas.
Vocês ainda podem enfrentar um fim difícil ou divórcio. Vocês provavelmente não serão amigos. Mas tente mostrar respeito para com a pessoa que você amou uma vez e que pode ainda te amar profundamente.
Depois de ter começado o processo de separação, defina seus limites: se você explicou suas razões para sair, você não tem que fazê-lo novamente. Você pode estabelecer uma amizade mais tarde, mas precisa de tempo para estabelecer confiança em uma vida à parte. Além disso, você pode precisar de encontrar maneiras de lidar com a solidão que não seja apaziguá-la com seu ex.
Conclusão
A maneira como você termina o seu relacionamento - e o comportamento seu e do seu parceiro - fará uma enorme diferença. Então, por favor, faça tudo o que puder para criar um bom final. Tente não adicionar qualquer conflito que possa ter e expor seus filhos (se houver) a sentimentos ainda mais prejudiciais
Finalmente, pergunte-se o que você aprendeu com a experiência. Escreva suas respostas em um caderno para que você possa acessá-los frequentemente enquanto segue em frente. Você o(a) deixou por uma razão. Certifique-se de que essa experiência ajude a definir, e não descarrilar, seu próximo relacionamento.