Você
pode iludir, limitar a sua felicidade e retardar a ação positiva da felicidade
em sua vida apenas dizendo uma simples oração gramatical composta de três
palavras: Não é justo. Consideramos que a união destas três palavras forma uma
frase que pode desencadear graves desarranjos emocionais, físicos e mentais. Emocionais
porque arrancam a casca das feridas, furam a bolha da queimadura e as
cicatrizes voltam a sangrar. Físicos porque quando estamos com nossas emoções
doentes, adoecemos o corpo. Várias doenças autoimunes são provocadas por nossas
dores da alma. O corpo pode adoecer a alma, mas a alma, de dentro pra fora,
pode sarar o corpo se você substituir a oração “não é justo” por “por que
não comigo?”, seguida de doses diárias de boa vontade para consigo mesmo e
pensamentos de auto cura. Por fim, esta
oração “não é justo” adoece a nossa
mente, pois se as nossas emoções estão doentes, nosso corpo está doente, o
cérebro para de produzir os hormônios necessários para nos fazer sorrir. Com
isso, é possível, desencadear vários transtornos mentais, como, síndrome do pânico,
depressão, ansiedade...
Considere
tóxico o uso destas frases e elimine-as de sua vida decididamente:
“Não é justo que eu trabalhe tão
duro, mas ganhe tão pouco dinheiro”.
“Não é justo que meu ex seja tão
feliz e eu não”.
“Não é justo que pessoas sem
caráter se dão bem na vida e eu que faço tudo correto só me lasco”.
“Não é justo que uns encontram um
relacionamento ‘perfeito’ enquanto eu só encontro canalhas pelo meu caminho”.
“Não é justo que as mulheres
sintam tantas dores enquanto os homens ficam só com o prazer”.
“Não é justo que eu tenha sido
violentada sexualmente”.
“Não é justo que essa doença
venha acontecer logo comigo”.
“Não é justo que essa tragédia
tenha acontecido justamente quando tudo estava caminhando certinho”.
“Não é justo que eu tenha que
tomar tantos remédios para me manter viva”.
Certamente
algumas dessas frases afligem você. Quando você diz algumas delas, uma grande
parcela de pessoas pode concordar com você. No entanto, o universo não está
interessado em qualquer opinião sobre o que é justo. O problema de dizer “não é justo” é que o que você está
realmente dizendo ao seu subconsciente é algo assim:
“Não é justo. Eu me recuso a
aceitar a realidade. Vou enfiar a cabeça na areia até que esse sentimento ou
essa situação se resolva”.
Mas
a negação nunca é útil. Você não é obrigado aceitar ou gostar de tudo, mas
precisa reconhecer a realidade ou deixá-la ir.
Essas
conversas internas são muito mais construtivas para você pensar diferente. Você
pode expressar de modo positivo como tantas pessoas fazem:
“Aconteceu uma coisa horrível,
mas remoer o problema não vai me ajudar e nem posso ajudar aos outros. Eu vou olhar
para frente e continuar”.
“Esta não é a maneira que eu
gostaria que fosse, mas eu aceito que seja assim e vou agir nas coisas que
posso fazer agora. Se necessário vou combater o problema falando sobre ele,
votando contra se depender do meu voto para mudar, e nunca cometer o mesmo erro
em minha própria vida”.
“Eu posso discordar totalmente do
que acontece, mas eu não posso lutar uma batalha que não é minha. Esta não é
uma batalha que eu escolhi para lutar, mas desejo muita força para aqueles que
a escolheram. Se alguém tem melhor sorte, que seja bom para ele”.
Em
vez de apenas expressar desgosto e ficar ressentido, tenha a coragem de
enfrentar a realidade, ser solidário e, se for necessário, se mostre para
ajudar ou, então, compreenda os motivos superiores à sua vontade. Só então você
pode escolher a melhor resposta, que seja lutar de frente contra uma situação
ruim ou, se não puder agir, aprender a aceitá-la.
Via: Portal Raízes
