“E
cada verso meu será pra te dizer que eu sei que vou te amar, por toda a minha
vida.”
(Vinícius
de Moraes)
Essa
mania que temos de enjoar das coisas e das pessoas nos leva a grandes perdas.
Parece que estamos sempre visando a mais, a outra coisa e, desse modo, não
conseguimos desfrutar o que já temos, o que já conquistamos. Nutrir sonhos e
ser ambicioso é positivo, mas somente olhar para o que se quer muitas vezes nos
cega frente a tudo o que já possuímos.
Em
meio a essa frenética busca do que almejamos, infelizmente podemos acabar nos
distanciando de pessoas que estão junto de nós e que nos ajudaram a conquistar
o que temos e somos hoje. Desgastamos, assim, um relacionamento que nos
fortaleceu, de tanto que nossos olhos só parecem enxergar lá na frente,
tornando-nos cegos em relação a quem já está ao nosso lado, lutando e sonhando
conosco há um bom tempo.
De
tanto ansiarmos pelo novo em nossas vidas, às vezes deixamos de valorizar o que
já é parte do nosso dia-a-dia, descuidando-nos das várias riquezas que a vida
nos concedeu. Por isso é que tantos relacionamentos deixam de ser amorosos,
para se tornarem um descompasso de ideias, desejos e objetivos. Por essa razão
é que muitas vezes deixamos escapar por entre os dedos o amor maior de nossas
vidas, em troca de infidelidades efêmeras e vazias de afetividade.
Por
que procurar alguém lá fora quando já existe alguém que nos ama e nos dedica
parte de sua vida à nossa? Por que achar que todo o amor que um dia uniu dois
corações apaixonados morre de uma hora para outra, sem possibilidades de
renovação? Por que parar de sorrir para a pessoa que dorme ao nosso lado, de lhe
roubar beijos furtivos, de lhe tocar as mãos, de lhe perguntar como se sente,
de lhe enviar mensagens apaixonadas e de lhe declarar o nosso amor e admiração?
Os
sentimentos podem parecer adormecidos, dada a carga de trabalho excessiva e de
preocupações que se avolumam em nossa vida, mas, se já houve amor sincero,
possivelmente ainda há uma fagulha dele que possa ser reacesa. Precisamos ser
gratos à pessoa que esteve ao nosso lado por tempos, pois tudo o que obtivemos
e construímos deve-se a ela também. Gratos e dispostos a reencontrar dentro de
nós os sentimentos que pareciam perdidos, porque provavelmente o amor está
entre eles, esperando por força e motivação de nossa parte.
Amores
acabam, sim, mas não é fácil algo tão pungente e mágico, como o é um amor
verdadeiro, arrefecer por completo. Não podemos deixar o tempo transformar em
túmulo os nossos desejos, principalmente em relação a alguém que entrou na
nossa história e a tornou melhor e mais completa. É preciso acordar disposto a
alimentar o amor, todos os dias, a qualquer momento, onde estiver. É preciso
lembrar que estamos juntos com alguém que pelo menos já foi o amor de nossas
vidas e que muito provavelmente sempre o será.
Cultivemos
os sentimentos que nos uniram com nosso amado, dedicando-lhe parte
significativa de nossa atenção, de nosso olhar, de nossa vida. Se acalmarmos os
nossos passos e não permitirmos que a frieza do mundo lá fora adentre nossos
sentidos, estaremos prontos para amarmos de novo e de novo quem sempre esteve
ali bem juntinho, nos momentos de gozo e de sofrimento, lutando por nós e
acreditando em nossos sonhos. Porque o amor possui uma força descomunal e uma
capacidade inesgotável de se reinventar, ressignificando nossa vida, sempre a
tornando mais gostosa de se viver, junto às pessoas que nos amam de verdade.
Antes de desistirmos, portanto, é preciso que busquemos nos apaixonar e nos
reapaixonar pelos olhos cúmplices que buscarão pelos nossos todos os dias, até
o fim de nossas vidas.
Via: Obvious
