Nossa
vida é feita de escolhas, de planos e de metas que vamos tentando alcançar ao
longo do tempo. Nesse caminho, embora não consigamos realizar muitos de nossos
sonhos, vamos obtendo significativas conquistas que nos tornam melhores e mais
felizes. Infelizmente, muitos de nós não percebemos nem valorizamos o que
alcançamos, perdidos que estamos em meio a dúvidas sobre o que fazermos de
nossas vidas.
Hoje,
há muitas possibilidades e variados caminhos à nossa frente, para que possamos
construir nossa jornada. As opções de áreas de trabalho, de cursos,
universidades, campos de atuação ampliaram-se consideravelmente, tornando o
leque de escolhas deveras extenso e, portanto, gerador de dúvidas quanto ao que
seja melhor e mais adequado a cada um de nós.
Da
mesma forma, a internet nos possibilita diversificadas formas de interação com
pessoas de diversos lugares, tornando possível o contato entre indivíduos que
jamais se conheceriam tempos atrás. E, quanto maior for a quantidade de pessoas
com quem interagimos, mais difícil também se torna escolhermos quem realmente
ficará junto de nós, fazendo parte de nossas vidas.
Roupas,
alimentação, bares, baladas, músicas, tudo parece possuir uma variedade tão
grande de opções, haja vista os apelos midiáticos que nos cercam, que optar por
um simples jantar acaba sendo, para muitos, um verdadeiro suplício.
Infelizmente, esse contexto acaba por se tornar nocivo ao amadurecimento de
nossas ideias, ao fortalecimento de nossas certezas quanto ao que e quem
queremos para nós.
Nem
sempre estaremos seguros quanto ao queremos e nem sempre optaremos pelo que for
o melhor e mais adequado para nossas vidas, pois é principalmente errando que
somos levados a refletir e a repensar. Muitas vezes, as dúvidas abalarão as
nossas verdades, transformando o certo em incerto, o sólido em arenoso, o para
sempre em perecível. É assim que a gente cresce e passa a ter mais segurança
sobre o que nos rodeia.
Mesmo
assim, é necessário criar algumas certezas e fincar algumas raízes, lutando
pela permanência do que nos faz bem e rompendo com tudo o que atrapalha a
firmeza de nossas convicções. Sim, o amor pode acabar, a amizade pode ruir, o
emprego pode azedar, os sonhos podem morrer, portanto, devemos também estar
sempre abertos ao novo, à quebra de certezas, ao enfrentamento das dúvidas.
Sempre bom lembrar que incertezas em demasia nos tornam incapazes de manter por
perto aquilo que já é essencial ao nosso respirar. Nem tudo é descartável.
Não
poderemos guardar conosco os nossos tesouros, caso não estejamos dispostos a
passá-los adiante, quando a vida e as circunstâncias os desvalorizarem. Porque
o tempo sempre nos mostra o que nos emperra a vida, mesmo que seja aquilo que
tanto prezávamos, bem como nos presenteia com aquilo que perdurará conosco,
atravessando juntinho toda dor e cada alegria que teremos pela frente.
Marcel
Camargo
