Muitas
vezes, não queremos ouvir ninguém nos dizendo que aquilo vai passar, que amanhã
será um novo dia, que temos de ser persistentes, pois sairemos mais fortes
daquilo tudo. Queremos apenas que alguém entenda a nossa dor e nos deixe sentir
todo o amargor daquele momento doído.
Nossa
primeira reação ao ver uma pessoa querida sofrendo é tentar lhe transmitir
esperança, no sentido de confortar a sua dor. Para isso, costumamos encorajá-la
a olhar para o futuro, dizendo-lhe que aquilo tudo tem algum propósito e ela
ainda haverá de entender, que tudo o que nos acontece é útil e necessário, entre
outras palavras de conforto.
Muitas
vezes, porém, não queremos ouvir ninguém nos dizendo que aquilo vai passar, que
amanhã será um novo dia, que temos de ser persistentes, pois sairemos mais fortes
daquilo tudo. Queremos apenas que alguém entenda a nossa dor e nos deixe sentir
todo o amargor daquele momento doído, alguém que nos permita ser fracos e
inseguros naquele instante, permanecendo ao nosso lado, se possível com um
silêncio que acolha e transmita compreensão.
Todos
sabemos que os tombos nos fortalecem e trazem aprendizados importantes ao nosso
amadurecimento pessoal. Também sabemos que o tempo ameniza o sofrimento e traz
novas esperanças, novos motivos para continuarmos sonhando nossos ideais de
vida. Porém, no momento em que estivermos imersos na escuridão inconsolável,
sentindo-nos a pior das pessoas, muito pouco nos adiantarão quaisquer palavras
que tratem do futuro, porque o hoje estará nos aniquilando.
Isso
não quer dizer que não precisaremos de gente ao nosso lado nos dando forças
durante nossas misérias emocionais; isso quer dizer que precisaremos de alguém
que, antes de tudo, demonstre entender o que estamos sentindo e nos permita
passar por aquilo, até que o fundo do poço não mais nos caiba. Quem sofre
precisa de consolo empático, precisa saber que o outro entende e vai deixá-lo
sofrer o que tiver que ser seu até que consiga expulsar aquilo tudo de sua
vida.
Então,
quando as nuvens começarem a se dissipar, quando os raios de sol conseguirem
alcançar o rosto de quem padecia na escuridão, aquele que esteve ali ao seu
lado fará toda a diferença, ajudando-o a voltar ao caminho de ida, à jornada de
busca da felicidade que com certeza ainda estará por vir. Caminhar junto é
preciso, mas saber a quem dar as mãos enquanto se constroem os sonhos que
sustentarão essa jornada determinará a qualidade de vida e de amor que
levaremos em nossos corações.
Via: Obvious
