Sabe
aquela história de que não temos tudo na vida? Já se tornou uma expressão faz
tempo. Mas eu nunca vi pessoas querendo
tudo. Pelo menos as que passaram e as que estão em minha vida.
Eu
tenho observado que nos nossos tão incompletos dias não precisamos de tudo. Das
coisas mais importantes, ou então prioritárias, se fôssemos fazer nossos
pedidos verdadeiros, eles não seriam tantos.
Algumas
pessoas apenas suspiram por um amor. Outras buscam estar em uma situação
melhor. Tem aquelas que gostariam de fazer uma viagem, de ver algumas pessoas
bem de saúde, de estarem bem de saúde, de matar uma saudade. E tantas delas
estão tentando cumprir uma meta. Apenas uma. Duas quem sabe.
Ah,
se for então três desejos, ainda assim, não significa que querem tudo. E num
mundo onde tudo acontece, tudo se transforma e as coisas mudam, a gente só quer
que numa dessas, elas aconteçam para nós e para os outros também.
O
desejo é um sentimento que carregamos conosco. Tão nosso, tão peculiar. Há
momentos que desejamos várias coisas, pequenas, talvez um pouco difíceis, mas
aquelas que queremos de verdade são possíveis de contar nos dedos.
Tem
gente que o que mais anseia é uma noite inteira de sono. E no outro dia seguir
em frente com a certeza de que ao anoitecer outra vez vai adormecer em paz. Não
encontro gente por aí querendo o impossível.
Quantas
vezes uma necessidade já se tornou desejo? E não é algo superficial. Na verdade, nossas necessidades não são
superficiais. Elas são tão reais diante das contrariedades e deveriam ser
supridas, sem almejarmos desejá-las. Sem acúmulo de querer.
Sem
sonho, sem desejo, sem vontades. Ninguém vive assim. Temos projetos
existenciais e objetivos que não queremos tão longe de nossas mãos. É um pouco
a cada dia. E não é tudo de uma vez. Nós sabemos que não é assim que funciona.
Perceba
que você quer o bem, quer estar bem e fazer bem. Que você acorda e sabe o que
mais toca o seu coração. O que mais lhe impulsiona. Aparentemente, o mundo não
é uma fábrica de realização de desejos, dizia John Green. Porém, alguém falou
algum dia que eles podiam se tornar realidade.
O
mundo fica dizendo que queremos tudo. Não. Não é isso mundo. Tudo não. Só as
coisas em ordem, só o coração em paz, só a vida dando certo. Para alguns sonhos
ainda damos tempo, mas outros a gente confessa que podia ser muito breve, quem
sabe hoje. Porque amanhã, não se sabe.
Kênia Casagrande
