É
importante não apenas receber, mas também dar. Além de nos afastarmos daqueles
que só nos causam mal-estar, devemos corresponder aos que nos fazem crescer
como pessoas.
Começaremos
ressaltando o fato de que ninguém é boa ou má pessoa. Não há um medidor que
possa quantificar a bondade ou maldade das ações de cada um.
Entretanto,
cada um de nós sabe quais foram os aspectos positivos e negativos que
determinadas pessoas ou relações nos trouxeram.
As
pessoas, em algumas ocasiões, atuam em prol de seus próprios interesses. No
momento em que elas priorizam a si mesmas no lugar dos demais, recaindo em
ofensas e decepções, já poderíamos considerá-las pessoas com uma influência
negativa na vida daqueles que as rodeiam.
São
elas que nos ensinam lições. Por outro lado, todos nós também temos relações
positivas, de corações humildes e vozes sinceras, que nunca nos farão nenhum
mal. São pessoas que sabem o valor da reciprocidade, do respeito... Aqueles que
nos oferecem a felicidade.
As pessoas que ensinam lições e deixam
cicatrizes
É
possível que, ao ler este enunciado, você tenha se lembrado de determinadas
pessoas que fizeram parte do seu passado. No entanto, nós também deveríamos
fazer um pequeno ato de reflexão nos perguntando se causamos algum dano a
alguém
Temos
que entender que não somos obrigados a nos darmos bem com todo mundo, e que, às
vezes, também podemos acabar provocando a decepção nas pessoas que nos rodeiam.
Se,
em alguma ocasião, teríamos que tomar uma decisão que sabemos que, de uma forma
ou de outra, vai trazer consequências à outra pessoa, é necessário justificar
por que o fazemos.
Um
exemplo seria ter que terminar uma relação porque somos infelizes, porque deixamos
de amar à outra pessoa.
Existem
decisões que devem ser tomadas mesmo quando sabemos que vão causar algum dano.
A razão disso é porque entendemos que manter uma determinada situação irá
causar mais sofrimento do que felicidade.
Com
isso, fica claro que, em um momento determinado, podemos atuar de uma forma que
os outros classificarão como negativa. Entretanto, sempre há nuances, graus e
situações diferentes.
Há
pessoas que não se limitam a atuar deste modo em um instante específico de suas
vidas. Há quem seja sempre assim, buscando sempre satisfazer as suas próprias
necessidades, mesmo sendo consciente de que está prejudicando os outros.
Este
tipo de personalidade com que nos encontramos ao longo de nossas vidas, em
algumas ocasiões, nos deixam cicatrizes. Devemos entender que é necessário
deixá-las ir, tirá-las do nosso dia a dia e, em especial, de nossa mente e de
nossos pensamentos.
Do
contrário, seremos eternos prisioneiros de suas ações.
Mais
do que pessoas “ruins”, existem
pessoas que não sabem estabelecer relações positivas, que precisam de uma
maturidade pessoal e emocional adequada. Elas não respeitam, não têm empatia
com os outros, e muitas vezes não são conscientes das consequências de suas
palavras ou atos.
Entenda
esta convivência não como dramas ou como fracassos que mudaram a sua vida.
Assuma-a como uma lição que deve ajudá-lo a seguir caminhando com mais
segurança e serenidade.
As pessoas simples que nos oferecem
felicidade
Há
pessoas que carregam a humildade, que parecem ter magia em seus bolsos e que
não se envolvem em egoísmos ou duplos sentidos. Estamos certos de que você
conta com uma ou duas pessoas que possuem estas características em sua vida.
São
poucos, mas, sem dúvida, você não precisa de mais, porque eles lhe dão tudo.
O valor da reciprocidade
Um
aspecto que devemos levar em conta é que ninguém dá tudo em troca de nada. Se
alguém for bom com você, responda sempre da mesma maneira. Trata-se de
trabalhar em equipe, de equilibrar a balança para que todos ganhem e ninguém
perca.
A
reciprocidade é saber reconhecer à outra pessoa em sua totalidade,
compreendendo que ela merece respeito, que a valorizamos como parte de nós e
que valorizamos tudo o que ela faz por nós.
E
isso nos leva a agir sempre da mesma maneira.
A confiança que não trai, que sabe unir
vínculos
As
pessoas boas, as pessoas que enriquecem nossa vida nos ajudando no dia a dia a
sermos melhores, estabelecem conosco um vínculo muito íntimo e especial.
Percebemos
que somos respeitados, compreendidos e fortes por contarmos com o apoio de
pessoas que nos amam.
Quem
o ama não julga, não censura e não trai. Quem o ama pensará em você como nele
mesmo, são pessoas que entendem o valor da empatia e que possuem uma boa
maturidade emocional.
Em
conclusão, se houver algo que devemos ter claro em nossas mentes, é que ao
longo de nossas vidas iremos conhecer pessoas boas e pessoas não tão boas. E
mesmo assim devemos aprender.
Evite
se envolver com pessoas alheias que não servem para nada e limitam o seu
crescimento pessoal. Deixe ir todo o mal que bateu à sua porta, assuma a lição
e empreenda novos caminhos.
Porque
o mundo está cheio de pessoas boas, e se por qualquer razão você ainda não
encontrou nenhuma, nunca se esqueça de ser você mesmo uma delas. A melhor.
Com informações do site Melhor com Saúde
