Toda mulher deveria saber quanto tempo dura a menopausa e quais são os primeiros sintomas.



As mulheres em geral entram na menopausa por volta dos 50 anos. Um pouco antes dessa idade, costumam experimentar, algumas de forma devastadora, sintomas da perimenopausa, que é o período que antecede a menopausa (última menstruação).
A intensidade dos sintomas varia, mas eles afetam por volta de 80% das mulheres. Apesar de poucas passarem imunes a eles.
No entanto, isso ocorre devido a uma série difícil de mudanças que acontece no corpo, sobretudo a diminuição do número de óvulos que estão dentro dos ovários. Quando nascem, a maioria das mulheres tem cerca de 1 a 3 milhões deles, que são gradualmente perdidos ao longo da vida a cada menstruação.

A questão é: quanto tempo dura a menopausa?
Quando a menopausa se aproxima, os óvulos restantes ficam mais fortes e os ovários diminuem drasticamente a produção de estrogênio. Isso prejudicará grandes partes do corpo, como vasos sanguíneos, coração, ossos, seios, útero, sistema urinário, pele e cérebro.
De acordo com um estudo realizado pelo Center for Outcomes Research and Evaluation, EUA, a duração média dos sintomas da menopausa é entre 5 e 6 anos. Para chegar à conclusão, os pesquisadores fizeram um acompanhamento e avaliaram 438 mulheres, entre 45 e 69 anos de idade, durante 13 anos.
O trabalho científico ainda analisou que, mesmo após 13 anos de observação, 23% das mulheres ainda sofriam com o fogacho, ou seja, as ondas de calor repentinas da menopausa. Estima-se que 70% das mulheres experimentam o desconforto, em diferentes níveis, em algum momento da vida.
Acredita-se que a perda de estrogênio é a causa de muitos dos sintomas associados com a menopausa, também, reduzida produção de testosterona, um hormônio importante para a libido ou desejo sexual.
Descubra os sintomas da menopausa
Aqui vamos mencionar os sinais da perimenopausa, são aqueles que começam a se manifestar antes da menopausa, são eles:
Sufocamento:
A mulher sentirá um aumento da sensação de calor em seu rosto e em parte de seu corpo. Podem demorar alguns segundos, vários minutos ou mais. Os flashes quentes podem ocorrer várias vezes por dia ou ao mês.
Suor noturno:
Além dos ataques de calor, a produção excessiva de suor pode ser notada à noite, fazendo com que a mulher se levante e se sinta cansada durante o dia.
Frio:
Totalmente contrário aos sintomas acima, a mulher pode sentir um frio excessivo em grandes partes do corpo, como nos pés ou mãos, também é comum o corpo tremer por isso.
A vagina muda:
Um ponto chave é secura, desconforto durante o sexo, redução da libido e uma necessidade constante de urinar. Problemas emocionais: pode ser como depressão leve, mudanças constantes de humor e irritabilidade.
Também:
Sensibilidade nos seios. Agravamento da síndrome pré-menstrual (PMS). Pele, olhos ou boca seca. Dores de Cabeça. Aceleração da frequência cardíaca. Dor muscular e articular. Problemas de memória e concentração. Perda de cabelo, desbaste ou ganho de peso.
A menopausa, contudo, não deve ser encarada como o fim da vida, mas como um período longo e importante dela, em que ainda há muito a se fazer.
Para enfrentar seus sintomas desagradáveis, as mulheres precisam estar amparadas por profissionais de saúde que saibam identificá-los e tratá-los, quando for o caso. E ela deve exigir isso.
A mulher tem de se recusar a viver infeliz consigo mesma, aceitando menos do que merece: percorrer o último terço da vida de forma plena.
Esse artigo tem fins informativos e educacionais. Ele não substitui conselhos, diagnósticos ou tratamentos médicos profissionais. Sempre consulte o seu médico com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.

Com informações do site El Librero de Gutenberg

Comentários